Cirurgia Oral Maior

Entende-se por Cirurgia Oral Maior todos os procedimentos invasivos da Odontologia, ou seja, aqueles que envolvem cortes na mucosa e gengiva, extrações e implantes dentários.

Dentre os procedimentos que executamos na clínica, dentro dessa área, são:

– IMPLANTES DENTÁRIOS:

É na atualidade o procedimento mais procurado, dentro de uma clínica odontológica, para repor dentes perdidos. Durante essa cirurgia, o cirurgião-dentista coloca um pino de titânio dentro do osso e o cobre com um parafuso de cobertura. Após a osteointegração desse implante – que pode demorar de 45 a 90 dias, ou até mais – o parafuso de cobertura é removido e a coroa total sobre esse implante é confeccionada. Esse novo dente, sobre o implante, é a opção mais próxima de um dente natural que a Odontologia pode oferecer para o paciente.

– EXTRAÇÃO DENTÁRIA:

Tirar um dente, nos tempos atuais, não é uma opção muito bem aceita pelo paciente. Porém, a depender da condição em que o paciente se apresenta no ato da avaliação clínica, a única opção é sim a remoção desse dente.  Outro tema, dentro das perdas dentárias, é a extração do dente do siso. Os terceiros molares, como eles também são chamados, tendem a iniciar sua erupção entre os 16 e 18 anos de idade. Nessa fase, é comum o paciente chegar até a clínica com processo inflamatório e dor, em decorrência do processo natural de erupção do dente. Um assunto ainda “polêmico” é se o siso deve ou não ser tirado. Vejam… existe mais de uma condição que o cirurgião-dentista avalia para poder tomar essa decisão. Por esse motivo, sempre é necessário uma consulta presencial e radiografia panorâmica (as vezes pedimos uma tomografia computadorizada também) para decidir sem de fato, esse dente será mantido ou não.

– FRENECTOMIA LABIAL E LINGUAL:

As cirurgias de remoção do freio labial e lingual podem ser feitas a qualquer momento da vida. É muito comum as fonoaudiólogas encaminharem pacientes pediátricos para fazer esse procedimento cirúrgico, em virtude da dificuldade na fala ou na deglutição. Essa indicação é interdisciplinar e deve ser levada em conta fatores externos, como aceitação da criança ao procedimento e a condição de saúde bucal geral. Outra razão para realizar esse procedimento é a recessão gengival pontual que pode estar envolvida ao tracionamento da mucosa na região.

– TRACIONAMENTO DENTÁRIO:

Tracionar um dente é mover um dente que está numa posição intraóssea para o lugar correto. Essa cirurgia consiste em colar um braquete (ou botão metálico) no dente, a fim de trazer ele para posição correta no arco dentário. Vale lembrar que esse movimento é feito a partir de uma força com aparelho ortodôntico fixo e deve ter indicação correta de um especialista na área.

– REMOÇÃO DE LESÃO:

As lesões mais comumente removidas na clínica são: mucocele e hiperplasia gengival. Já as lesões de tratamento não cirúrgico mais comuns são: mucosite, estomatite, herpes simples e candidíase oral.

DENTISTA RESPONSÁVEL DR. WAGNER DOMINGUES

×