Tratamento endodôntico (canal)

Muitos pacientes não conhecem esse termo… mas Endodontia é a especialidade odontológica que cuida do canal e da polpa do dente. Mas afinal, o que é o canal? Ele tem tanta fama de ser doloroso quando inflamado, e muito sensível quando tem cárie… mas onde ele está?O canal está localizado, simplesmente, no interior do dente. Vejam: a estrutura dentária pode ser “separada” em três áreas. A parte mais externa do dente se chama esmalte. A parte mediana se chama dentina. Já o canal é a parte mais interna, onde comporta a polpa dentária. A polpa é a parte do dente que confere vitalidade, sensibilidade a temperatura e estímulos externos ao dente. Por isso sentimos dor nessa região quando nosso dente é afetado por algum agressor. A polpa é composta por células, vasos, nervos, fibras e substância intercelular.O principal e mais conhecido agressor da polpa é a cárie dentária. Segundo o site O GLOBO, estima-se que 2,4 bilhões de pessoas no mundo possuem cáries não tratadas. E, destes, cerca de 621 milhões de crianças têm cáries em dentes de leite. O trabalho analisado pelo site prevê que mais de 190 milhões novos casos de cárie surjam a cada ano. É um número bastante expressivo. Sendo a cárie o fator que mais leva pacientes a tratarem o canal em clinicas odontológicas, porque não fazer a prevenção para que elas não apareçam, não é mesmo?Outras razões, além da cárie, que levam o canal a ser tratado são:

– fraturas coronárias/dentárias

– necessidade/indicação protética

– desgaste excessivo do esmalte e dentina por abfração ou bruxismo

– repetidas trocas de restaurações ao longo da vida, dentre outros.

 

Antigamente era muito comum os pacientes irem duas ou três vezes ao dentista para ter seu canal tratado. Essa realidade mudou, uma vez que os equipamentos e o método de tratamento avançaram. Hoje em dia é possível fazer o tratamento de canal em uma única sessão que, dependendo do estado inicial do dente, pode levar apenas meia hora para ser realizado. Além disso, os anestésicos e medicações orais também contribuíram para que essa resolução seja mais rápida e mais fácil, do que no passado.

A fim de fugir desse tão temido tratamento, então qual seria a melhor saída? Prevenir! Quando você identificar um buraco no seu dente, ou sentir dor com alimentos quentes/frios… vá ao dentista! Tentar se cuidar em casa com auto-medicação ou receitas caseiras está totalmente fora de cogitação. Apenas um bom profissional vai poder te ajudar.

×